Vigilancia tecnológica


Vigilancia Tecnológica

TRATAMENTO DE EFLUENTE DE LATICÍNIO POR PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO TIPO FENTON-FOTOCATALISADO

INTRODUÇàO A água é um recurso indispensável para indústria de alimentos, uma vez que boa parte do processo produtivo requer volumes consideráveis de água para diversos fins, como resfriamento, integração nos produtos, limpeza, dentre outtras etapas. No entanto, essa interdependência entre a água e a indústria, resulta na geração substancial de efluentes, consolidando a indústria alimentícia como uma das principais fontes de descarga de substâncias resíduais no meio ambiente.11 Patrício, A. R.; Boas, R. M. R. P. V.; Galdino, M. T.; Brazilian Journal of Development 2021, 7, 37278. [Crossref]
Crossref... ,22 Simensato, L. A.; Bueno, S. M.; Revista Científica Unilago 2019, 1, 1. [Link] acessado em Dezembro
Link...

Em muitos países, a indústria de laticínios é considerada a maior fonte de águas residuais devido à alta produção. Por produzir uma grande variedade de produtos como leite, queijo, manteiga, iogurtes, dentre outros, resulta em um efluente de composição variada e complexa. Geralmente, os efluentes de laticínio contêm alta concentração de materiais orgânicos, incluindo carboidratos, lipídios, proteínas, que contribuem para uma alta demanda química de oxigênio (DQO). Esse tipo de efluente contribui para a eutrofização da água por ser um resíduos altamente nutritivo, o que permite o rápido crescimento de algas e bactérias, consumindo assim grande quantidade do oxigênio disponível no ambiente aquático, o que pode causar a morte de animais e plantas.33 Samal, K.; Dash, R. R.; Bhunia, P.; Sci. Total Environ. 2018, 645, 156. [Crossref]
Crossref... ,44 Wang, Y.; Serventi, L.; J. Cleaner Prod. 2019, 237, 117821. [Crossref]
Crossref...

Processos oxidativos avançados (POA) tem se tornando uma opção interessante para remoção de compostos orgânicos de águas residuais e apresentam vantagens no tratamento de efluentes mais complexos, como é o caso dos laticínios. Nesses processos ocorre a mineralização de grande parte dos contaminantes orgânicos e através de uma série de reações químicas os contaminantes presentes no efluente são transformados em dióxido de carbono, água e ânions.55 Figueiredo, T. C. F.; Souza, L.; Oliveira, R. B.; Santos, A. P. B.; Blucher Chemistry Proceedings 2015, 3, 10. [Crossref]
Crossref... ,66 Casado, J.; J. Environ. Chem. Eng. 2019, 7, 102823. [Crossref]
Crossref...

Entre os POA encontra-se o processo Fenton-fotocatalisado, que consiste na geração de radicais de hidroxila (•OH) pela decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2) catalisado por Fe2+ em meio ácido, onde apresenta grande eficiência na remoção de uma gama alta de compostos orgânicos. A irradiação solar aumenta a eficiência da degradação dos compostos orgânicos. Comparando com outras técnicas químicas ou eletroquímicas, o Fenton-fotocatalisado tem atraído bastante destaque, devido ao baixo custo e consumo de energia, tendo em vista que a energia solar é de fonte inesgotável. Além disso, esse processo ocasiona um efeito sinérgico, o que resulta em um alto desempenho na degradação de poluentes orgânicos.77 Chen, L.; He, X. X.; Gong, Z. H.; Li, J. L.; Liao, Y.; Li, X. T.; Ma, J.; Rare Met. 2022, 41, 2429. [Link] acessado em Dezembro 2023
Link... ,88 Ma, J.; Wang, K.; Wang, C.; Chen, X.; Zhu, W.; Zhu, G.; Yao, W.; Zhu, Y.; Appl. Catal., B 2020, 276, 119150. [Crossref]
Crossref...

Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência na remoção da carga orgânica de efluente da indústria de laticínios, tratado com o processo oxidativo avançado, tipo Fenton-fotocatalisado, avaliando o efeito da concentração da solução Fenton (Fe2+/H2O2) e do tempo sobre o processo.

PARTE EXPERIMENTAL Matéria-prima O efluente utilizado nesta pesquisa foi fornecido por uma indústria processadora de laticínios, localizada no Cariri Paraibano, efluente este que foi coletado de lagoa de estabilização. Foram coletados cerca de 20 L do efluente em garrafa de polietileno previamente higienizada, em seguida foi transportado em caixa térmica com gelo e temperatura média de 10 °C. Após a coleta foi fracionado em porções de 500 mL e 1000 mL em garrafas de polietilenos e armazenadas em freezer à temperatura de -3 °C ± 2, com o intuito de manter todas as características originais do efluente evitando ao máximo a sua degradação. Para realizar os experimentos uma porção proporcional ao que seria utilizado era retirada do freezer no dia anterior aos ensaios e colocada em refrigerador com temperatura média de 10 °C. As amostras de efluente foram mantidas no freezer por 40 dias.

Caracterização do efluente Os parâmetros avaliados foram definidos previamente, baseado em experiências anteriores em trabalhos com outros efluentes. O efluente bruto foi caracterizado físico-químicamente seguindo metodologia descrita em Standard Methods for The Examination of Water and Wastewater.99 Standard Methods for The Examination of Water and Wastewater, 23rd ed.; American Water Works Association: Washington, 2017.

Condutividade e pH A determinação da condutividade e pH foi obtida por leitura direta em condutivímetro e pHmetro portátil da marca KKMOON, modelo Tri-meter previamente calibrado.

Demanda química de oxigênio (DQO) A demanda química de oxigênio do efluente foi determinada por oxidação catalisada da matéria orgânica e inorgânica oxidável, por dicromato de potássio em meio ácido, segundo metodologia padrão.99 Standard Methods for The Examination of Water and Wastewater, 23rd ed.; American Water Works Association: Washington, 2017. A DQO foi determinada por leitura da absorbância em espectrofotômetro UV-Vis Cary 60 (Agilent Technologies), por leitura em ? = 600 nm. A DQO do efluente foi determinada antes de ser congelado e, a cada nova fração descongelada era submetido a nova determinação para verificar sua estabilidade.

Sólidos totais (ST) Uma quantidade conhecida da amostra foi colocada em uma cápsula de porcelana previamente seca e pesada, e levada a estufa, a 105 °C, até total evaporação da parte líquida e obtenção de massa constante. O percentual de sólidos totais foi determinado segundo a Equação 1.

(1) S T = ( M - M o ) V × 100 onde: ST: sólidos totais (mg L-1); Mo: massa inicial da cápsula de porcelana (g); M: massa da cápsula de porcelana com amostra após secagem (g); V: volume de amostra (mL).

Sólidos suspensos totais (SST) Um papel filtro qualitativo devidamente seco e pesado foi utilizado na filtração a vácuo de 25 mL do efluente. O papel utilizado foi levado para evaporação em estufa a 105 °C, até obtenção de massa constante. Para cálculo foi utilizada a Equação 2.

(2) S S T = ( M - M o ) V × 100 onde: SST: sólidos suspensos totais (mg L-1); Mo: massa inicial do papel filtro (g); M: massa do filtro com amostra após secagem (g); V: volume de amostra (mL).

Concentração de óleos e graxas A concentração de óleos e graxas (O&G) foi determinada pelo método utilizando clorofórmio seguindo a metodologia descrita por Curbelo,1010 Curbelo, F. S. D.: Estudo da Remoção de Óleo em Águas Produzidas na Indústria de Petróleo, por Adsorção em Coluna Utilizando a Vermiculita Expandida e Hidrofobizada; Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil, 2002. [Link] acessado em Dezembro 2023
Link... com resultados obtidos através de leitura utilizando espectrofotômetro UV-Vis, Agilent Technologies. Para realizar a determinação, foi realizada uma varredura para determinar o comprimento de onda de máxima absorbância, então foi plotado uma curva de calibração (absorbância versus concentração, R2 = 0,9812) para determinar o teor de O&G.

Preparo das soluções Fenton Conforme mostrado na Tabela 1, o planejamento composto central rotacional (DCCR) 23 + 6 pontos axiais + 3 pontos centrais, onde o efeito das variáveis independentes foi investigado em cinco níveis diferentes. A variável resposta analisada foi o teor de orgânicos residuais após o tratamento Fenton-fotocatalisado, em forma de % remoção de DQO.

Thumbnail Tabela 1
Parâmetros independentes e níveis no planeamento DCCR
Análise estatística Os efeitos das variáveis independentes sobre as variáveis dependentes foram avaliados mediante análise estatística utilizando o programa computacional Statistica versão 7.0.1111 Statistica, version 7; StatSoft, Inc., Tulsa, USA, 2007.

Ensaios de degradação Os experimentos foram realizados em reator de vidro de 100 mL, onde eram adicionados 20 mL da solução Fenton e 20 mL de efluente. O pH foi ajustado na faixa de 2,5 a 3,0, uma vez que somente dentro dessa faixa de pH o Fe2+ é soluvel em água.1212 Aguiar, A.; Ferraz, A.; Contreras, D.; Rodríguez, J.; Quim. Nova 2007, 30, 623. [Crossref]
Crossref... Então, as amostras eram mantidas sob agitação por agitadores magnéticos e expostas a luz solar. O tempo de agitação seguiu o planejamento experimental.

RESULTADOS E DISCUSSàO Caracterização do efluente A Tabela 2 mostra os resultados obtidos para todos os parâmetros do efluente de laticínio comparando com duas legislações vigentes no Brasil para emissão de efluentes.

Thumbnail Tabela 2
Caracterização do efluente de laticínio
O pH exerce um impacto direto na taxa de degradação durante o processo de tratamento, ou seja, as macromoléculas são desdobradas e convertidas em moléculas menores. Isso, por sua vez, afeta a decomposição de macromoléculas maiores, como carboidratos, lipídios e proteínas. Por isto é recomendado que o efluente esteja numa faixa entre 5-9.

O teor de sólidos totais desempenha um papel fundamental no aumento da matéria orgânica, tornando assim mais desafiadora a degradação pelos microorganismos. Enquanto que os sólidos suspensos, que se acumulam na superfície da lagoa, bloqueiam a entrada de luz solar. Esse bloqueio não apenas eleva a temperatura da lagoa, mas também transforma o ambiente inicialmente aeróbio em um ambiente completamente anaeróbio.

Como o estado da Paraíba não possui uma legislação própria que indique os padrões de lançamentos de efluente, os dados obtidos foram comparados com Normas técnicas de outros estados, para se avaliar a qualidade do efluente para o lançamento em corpos hídricos. A norma mineira (COPAM No. 1/2008), indica um limite de DQO de 180 mg O2 L-1, logo o valor encontrado de 630,8 mg O2 L-1 está 250% acima do permitido. Já a norma pernambucana, NT No. 2/2001 da CPRH, não define limite de lançamento, porém exige que laticínios reduzam, no mínimo, em 60% a carga orgânica (DQO) do efluente.

Não são todos os efluentes que necessitam de caracterização quanto ao parâmetro de óleos e graxas, porém, por este trabalho usar como fonte de estudo efluente de laticínios e por sua principal matéria-prima ser o leite, o entendimento desse parâmetro adquire relevância, uma vez que está associado ao incremento da concentração de matéria orgânica no efluente, o que resulta em maior complexidade para sua degradação, especialmente devido ao fato de que as moléculas de lipídios são moléculas maiores.

Aplicação do POA A Tabela 3, mostra os resultados obtidos após tratamento Fenton-fotocatalisado realizado seguindo planejamento experimental.

Thumbnail Tabela 3
Resultados de remoção de DQO após tratamento Fenton-fotocatalisado
Segundo a Tabela 3, observa-se uma redução de 79,30%, na concentração de DQO, para as condições descritas no experimento de número 9. A variação de H2O2 e Fe2+ junto da variação do tempo de exposição, objeto de estudo neste trabalho, apresentou capacidade de redução de DQO superior ao encontrado por Dias et. al,1313 Dias, F. F.; Silva, C. V. A.; Santos, A. F. M. S.; Andrade, J. G. P.; Albuquerque, I. L. T.; Revista Geama 2018, 4, 10. [Link] acessado em Dezembro 2023
Link... que empregaram o processo oxidativo avançado em efluente de laticínio, utilizando como reagentes o peróxido de hidrogênio (H2O2) e dióxido de titânio (TiO2), conseguindo um redução máxima de 50,8% do valor inicial de DQO. Enquanto que Correa et al.,1414 Correa, C. Z.; Francisco, K.; Lopes, D. D.; Aliberti, E. A.; Prates, K. V. M. C.; VII Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia, Londrina, Brasil, 2019. [Link] acessado em Dezembro 2023
Link... atingiram uma remoção de 92%, utilizando uma combinação de tratamento do mesmo tipo de efluente, a flotação e emprego em reator de leito fixo.

Tratando da interferência do tempo pode ser visto na Tabela 3, 43% de redução de DQO foi atingida em 34 min (experimento 13), no entanto remoções superiores a 60% só foram atingidas a partir de 45 min. O tempo se mostrou como a variável que teve o impacto mais significativo sobre o tratamento aplicado, conforme mostra as análises estatísticas expostas a seguir.

Thumbnail Tabela 4
Análise de variância para planejamento composto central
Análise estatística dos resultados Na análise de variância (ANOVA), os termos significativos foram identificados com um nível de confiança de 95%. Os resultados da ANOVA estão na Tabela 4, com coeficiente de determinação R2 = 0,97, onde observa-se que as três variáveis de entrada: Fe2+, H2O2 e tempo, apresentam efeitos significativos sobre a porcentagem de remoção de DQO, a um nível de significância de 5%, no tratamento Fenton-fotocatalisado com luz solar. A interação entre o tempo e as concentrações de Fe22 Simensato, L. A.; Bueno, S. M.; Revista Científica Unilago 2019, 1, 1. [Link] acessado em Dezembro
Link... + e H2O2, não foram significativas estatisticamente.

Para melhor visualização da análise anterior foi plotado o gráfico de Pareto, representado na Figura 1, onde a linha tracejada (parâmetro p) indica o valor do t tabelado para realizar análise estatística. Os fatores ou interações que ultrapassam esta linha são aqueles que apresentam efeitos significativos na variável resposta, ou seja, no percentual de remoção de DQO.

Figura 1
Diagrama de Pareto para remoção de DQO em efluente de laticínios


Todas as variáveis de entrada mostraram-se estatisticamente significativas tanto em termos quadráticos (Q) quanto em temos lineares (L) do processo, e quando trata-se da interação entre as variáveis, apenas a interação entre a concentração do Fe2+ com o H2O2 (1Lby2L) apresentou interferência no processo. Observando o parâmetro p, nota-se que a variável tempo foi a que apresentou maior influência no processo.

Analisando o efeito das variáveis independentes sobre a variável dependente, remoção de DQO, por meio de diagrama de Pareto, ilustrado na Figura 1, pode-se observar os maiores efeitos sobre a variável dependente são causados pelas variáveis tempo e concentração de do íon ferroso na solução Fenton. Observa-se que para as três variáveis independentes, um aumento dessas variáveis provoca uma redução no valor da DQO e que os termos quadráticos (Q) das variáveis analisadas tempo e Fe2+, apresentaram respectivamente, maior significância estatística. Ou seja, um aumento no tempo de tratamento e na concentração de Fe+22 Simensato, L. A.; Bueno, S. M.; Revista Científica Unilago 2019, 1, 1. [Link] acessado em Dezembro
Link... na solução Fenton, contribuirá efetivamente para uma maior eficiência do processo favorecendo uma maior redução na DQO.

Foi plotado um gráfico valores observados versus valores previstos para verificar a equação do modelo (Figura 2), onde mostra uma concordância entre os valores reais e previstos, o que implica dizer que o modelo pode ser usado para estimar valores de DQO no tratamento utilizado.

Figura 2
Comparação das respostas previstas com as respostas observadas para aplicação do Fenton-fotocatalisado na % remoção de DQO


A equação final (Equação 3) obtida em termos de variáveis reais para a eficiência de remoção de DQO é a seguinte:

(3) % Rem ? ( D Q O ) = 74 , 92 + 2 , 57 X 1 - 8 , 37 X 1 2 - 2 , 67 X 2 + 1 , 77 X 2 2 + 3 , 99 X 3 - 18 , 78 X 3 2 - 6 , 46 X 1 X 2 + 0 , 66 X 1 X 3 - 0 , 60 X 2 X 3 onde: X1 = Fe2+; X2 = H2O2; X3 = tempo.

O modelo apresentado na Equação 3, mostra 97,35% do comportamento dos fatores estudados (R2 = 0,9735), e confirma que o valor máximo explicável dos dados é de 93,94%, causado pela interferência do erro puro (0,460) que não apresentou significância estatística para o nível analisado.

Nas representações gráficas na Figura 3, estão expostas as superfícies de resposta e as correspondentes curvas de nível.

Figura 3
Superfície de resposta e curva de nível para redução de DQO via processo Fenton-fotocatalisado


Através das análises da superfície de resposta e da curva de níveis que foram plotados em função da interação H2O2 e Fe2+, é possível observar que ocorre uma redução maior de DQO na faixa de 0,6 a 1,4 de concentração de sulfato ferroso e nos maiores valores trabalhados para o peróxido de hidrogênio.

Efeito dos fatores adotados Tempo de reação O processo Foto-Fenton inclui três reações principais: geração de radicais •OH, oxidação da matéria orgânica e regeneração de íons de Fe2+. A etapa de geração do radical •OH é onde limita a reação. A oxidação da matéria orgânica é uma reação muito rápida, e boa parte é oxidada nos primeiros 10 min de reação. A regeneração dos íons de Fe2+ é um processo mais longo podendo levar minutos ou horas.1515 Mahtab, M. S.; Islam, D. T.; Farooqi, I. H.; Engineering Science and Technology, an International Journal 2021, 24, 428. [Crossref]
Crossref...

No presente estudo, foi considerado um intervalo de 34 a 85 min. A ANOVA sugere que o tempo de reação é um fator significativo nesta faixa. O aumento do tempo de reação aumentou a eficiência na remoção da DQO, o tempo ideal de reação foi atingido em 60 min, porém sua interação com as concentrações de Fe2+ e H2O2 não foi estatisticamente significativa (Figuras 3c-3f).

Concentração de Fe2+ Os íons de Fe2+ agem como catalisadores para reduzir o peróxido de hidrogênio a •OH que oxida a matéria orgânica. A concentração desses íons é de grande importância em qualquer sistema Fenton. Kang et al.,1616 Kang, N.; Lee, D. S.; Yoon, J.; Chemosphere 2002, 47, 915. [Crossref]
Crossref... observaram que a oxidação da matéria orgânica tende a ser limitada pois o consumo de íons de Fe2+ ocorre rapidamente durante o início da reação. Em contraste, se essa concentração for aumentada além de um nível ideal para eliminar os radicais •OH, pode diminuir a eficiência de remoção da DQO. Uma dosagem excessiva de ferro também pode aumentar os sólidos dissolvidos do efluente, o que vai exigir um tratamento adicional desse efluente.1515 Mahtab, M. S.; Islam, D. T.; Farooqi, I. H.; Engineering Science and Technology, an International Journal 2021, 24, 428. [Crossref]
Crossref...

A influência da concentração de Fe2+ na remoção de DQO é mostrada nas Figuras 3a-3d. Neste estudo a concentração variou de 0,015 até 1,25 mg L-1. A remoção de DQO do efluente de laticínio aumentou com o aumento da dosagem de sulfato de ferro até certo ponto, atingindo sua remoção máxima de DQO com a concentração de 0,625 mg L-1.

Concentração de H2O2 A influência da concentração de peróxido de hidrogênio na remoção da matéria orgânica foi um fator estatisticamente significativo no processo. Haber e Heiss,1717 Haber, F.; Weiss, J.; Proc. R. Soc. A 1934, 147, 332. [Crossref]
Crossref... concluíram que a reação entre Fe2+ e H2O2 é uma reação de segunda ordem em razões de [H2O2]/[Fe2+] inferior, mas é de ordem zero em razões superiores. No entanto esse fator não se aplica ao tratarmos efluentes de laticínios, por ser um efluente de composição variável. Além disso, um elevada concentração de H2O2 leva a formação de bolhas e excesso de gás oxigênio que pode dificultar o processo de sedimentação.1515 Mahtab, M. S.; Islam, D. T.; Farooqi, I. H.; Engineering Science and Technology, an International Journal 2021, 24, 428. [Crossref]
Crossref...

Neste estudo, essa concentração variou de 0,829 a 1,67 mL L-1, e a maior eficiência foi atingida na menor concentração de peróxido de hidrogênio, porém em dosagens maiores também foi obtido um grande porcentual de remoção de orgânicos, comprovado pela redução da taxa de DQO, numa faixa onde a concentração de Fe2+ está acima de 0,6 g L-1, contribuindo para a formação do radical como mostram as Figuras 3a e 3b. A interação com o tempo não foi um fator estatisticamente significativo Figuras 3e e 3f. A concentração de H2O2 teve uma influência pequena na remoção de DQO, como podemos observar na ANOVA (Tabela 4), onde o valor de p foi o mais próximo de 0,05.

Otimização do processo A Figura 4 mostra os gráficos da função desejabilidade, que faz uma previsão estatística dos valores das variáveis independentes para se obter uma maior redução dos orgânicos presentes, para as faixas analisadas e para o modelo ajustado.

Figura 4
Perfil de valores previstos/otimizados e da função de desejabilidade para o planejamento composto central


Observa-se na Figura 4 as condições ótimas para uma remoção maior da concentração de orgânicos residuais, sendo eles: solução Fenton feita com concentrações de 0,9455 g L-1 e 0,82955 mL L-1 de Fe2+ e H2O2, respectivamente e tempo de agitação e exposição a luz solar de 59,5 min. A partir desses resultados podemos constatar que, a maior % de remoção de DQO atingida seria de 81,654%.

Comparando com o estudo desenvolvido por Martins1818 Martins, T. D. O.: Tratamento de Efluente da Indústria Cafeeira por Meio de Processos Oxidativos Avançados; Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Brasil, 2018. [Link] acessado em Dezembro 2023
Link... onde o autor otimizou o tratamento Fenton, aplicando em efluente da indústria cafeeira, constatou que uma solução feita a partir de 200 mg L-1 de Fe22 Simensato, L. A.; Bueno, S. M.; Revista Científica Unilago 2019, 1, 1. [Link] acessado em Dezembro
Link... + e 5 mL L-1 de H2O2 promoveria uma redução de 53,04% da concentração de DQO.

CONCLUSÕES Todas as variáveis analisadas demonstraram significância estatística dentro dos intervalos considerados, com as condições ideais para alcançar uma remoção superior a 79% situadas em 60 min de reação, uma concentração de 0,625 g L-1 de Fe2+ e 0,829 mL L-1 de H2O2.

A variável de tempo de reação exerceu a maior influência estatística no processo. Observou-se que, em tempos de reação de 34 e 85 min, o menor e o maior intervalo analisado, respectivamente, não demonstraram efeitos positivos no processo. O aumento da concentração de Fe2+ resultou em um incremento na porcentagem de remoção, embora a maior dosagem não tenha proporcionado benefícios adicionais ao processo. Por outro lado, a concentração de H2O2 exibiu a menor influência na eficiência da remoção dos compostos orgânicos do efluente.

Com o propósito de aprimorar o tratamento, trabalhos adicionais estão em andamento com o objetivo de assegurar que o efluente final esteja em conformidade com os parâmetros estabelecidos na Norma CONAMA 430/11. A aplicação de tratamentos secundários aos sugeridos neste trabalho são de grande importância, pois possibilitaria o reuso do efluente tratado.

Em suma, o processo Fenton-fotocatalisado se mostra como uma alternativa altamente eficaz para o tratamento de efluentes provenientes da indústria de laticínios.

REFERÊNCIAS
  • 1 Patrício, A. R.; Boas, R. M. R. P. V.; Galdino, M. T.; Brazilian Journal of Development 2021, 7, 37278. [Crossref]
    » Crossref
  • 2 Simensato, L. A.; Bueno, S. M.; Revista Científica Unilago 2019, 1, 1. [Link] acessado em Dezembro
    » Link
  • 3 Samal, K.; Dash, R. R.; Bhunia, P.; Sci. Total Environ. 2018, 645, 156. [Crossref]
    » Crossref
  • 4 Wang, Y.; Serventi, L.; J. Cleaner Prod. 2019, 237, 117821. [Crossref]
    » Crossref
  • 5 Figueiredo, T. C. F.; Souza, L.; Oliveira, R. B.; Santos, A. P. B.; Blucher Chemistry Proceedings 2015, 3, 10. [Crossref]
    » Crossref
  • 6 Casado, J.; J. Environ. Chem. Eng. 2019, 7, 102823. [Crossref]
    » Crossref
  • 7 Chen, L.; He, X. X.; Gong, Z. H.; Li, J. L.; Liao, Y.; Li, X. T.; Ma, J.; Rare Met. 2022, 41, 2429. [Link] acessado em Dezembro 2023
    » Link
  • 8 Ma, J.; Wang, K.; Wang, C.; Chen, X.; Zhu, W.; Zhu, G.; Yao, W.; Zhu, Y.; Appl. Catal., B 2020, 276, 119150. [Crossref]
    » Crossref
  • 9 Standard Methods for The Examination of Water and Wastewater, 23rd ed.; American Water Works Association: Washington, 2017.
  • 10 Curbelo, F. S. D.: Estudo da Remoção de Óleo em Águas Produzidas na Indústria de Petróleo, por Adsorção em Coluna Utilizando a Vermiculita Expandida e Hidrofobizada; Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil, 2002. [Link] acessado em Dezembro 2023
    » Link
  • 11 Statistica, version 7; StatSoft, Inc., Tulsa, USA, 2007.
  • 12 Aguiar, A.; Ferraz, A.; Contreras, D.; Rodríguez, J.; Quim. Nova 2007, 30, 623. [Crossref]
    » Crossref
  • 13 Dias, F. F.; Silva, C. V. A.; Santos, A. F. M. S.; Andrade, J. G. P.; Albuquerque, I. L. T.; Revista Geama 2018, 4, 10. [Link] acessado em Dezembro 2023
    » Link
  • 14 Correa, C. Z.; Francisco, K.; Lopes, D. D.; Aliberti, E. A.; Prates, K. V. M. C.; VII Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia, Londrina, Brasil, 2019. [Link] acessado em Dezembro 2023
    » Link
  • 15 Mahtab, M. S.; Islam, D. T.; Farooqi, I. H.; Engineering Science and Technology, an International Journal 2021, 24, 428. [Crossref]
    » Crossref
  • 16 Kang, N.; Lee, D. S.; Yoon, J.; Chemosphere 2002, 47, 915. [Crossref]
    » Crossref
  • 17 Haber, F.; Weiss, J.; Proc. R. Soc. A 1934, 147, 332. [Crossref]
    » Crossref
  • 18 Martins, T. D. O.: Tratamento de Efluente da Indústria Cafeeira por Meio de Processos Oxidativos Avançados; Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Brasil, 2018. [Link] acessado em Dezembro 2023
    » Link
Datas de Publicação
  • Publicação nesta coleção
    05 Fev 2024
  • Data do Fascículo
    2024
Histórico
  • Recebido
    03 Jul 2023
  • Aceito
    23 Nov 2023
  • Publicado
    25 Jan 2024
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.×CloseAutoria Layanne R. da Silva **e-mail: laayanne1@gmail.com
Departamento de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, BrasilUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCampina Grande, PB, BrasilDepartamento de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, Brasil Ana Paula T. Rocha
Departamento de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, BrasilUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCampina Grande, PB, BrasilDepartamento de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, Brasil Gilmar T. de Araujo
Departamento de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, BrasilUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCampina Grande, PB, BrasilDepartamento de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, Brasil Thais J. R. Araujo
Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, BrasilUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCampina Grande, PB, BrasilDepartamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, Brasil Douglas V. P. de Figueiredo
Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, BrasilUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCampina Grande, PB, BrasilDepartamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, Brasil Josivanda P. Gomes
Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, BrasilUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCampina Grande, PB, BrasilDepartamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, Brasil×Close SCIMAGO INSTITUTIONS RANKINGS Departamento de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, BrasilUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCampina Grande, PB, BrasilDepartamento de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, Brasil
Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, BrasilUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCampina Grande, PB, BrasilDepartamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, 58429-900 Campina Grande - PB, Brasil
×CloseFiguras | Tabelas | Fórmulas Thumbnail Figura 1
Diagrama de Pareto para remoção de DQO em efluente de laticínios Thumbnail Figura 2
Comparação das respostas previstas com as respostas observadas para aplicação do Fenton-fotocatalisado na % remoção de DQO Thumbnail Figura 3
Superfície de resposta e curva de nível para redução de DQO via processo Fenton-fotocatalisado Thumbnail Figura 4
Perfil de valores previstos/otimizados e da função de desejabilidade para o planejamento composto central Thumbnail Tabela 1
Parâmetros independentes e níveis no planeamento DCCR Thumbnail Tabela 2
Caracterização do efluente de laticínio Thumbnail Tabela 3
Resultados de remoção de DQO após tratamento Fenton-fotocatalisado Thumbnail Tabela 4
Análise de variância para planejamento composto central Thumbnail (1) Thumbnail (2) Thumbnail (3)×CloseFigura 1   Diagrama de Pareto para remoção de DQO em efluente de laticínios
×CloseFigura 2   Comparação das respostas previstas com as respostas observadas para aplicação do Fenton-fotocatalisado na % remoção de DQO
×CloseFigura 3   Superfície de resposta e curva de nível para redução de DQO via processo Fenton-fotocatalisado
×Close

Fecha publicación: 02/02/2024

Química Nova - RSS

"Fondo Europeo Agrícola de Desarrollo Rural: Europa invierte en las zonas rurales"

https://ec.europa.eu/agriculture/index_es

               
';